NOVA DIRETORIA DO COMTUR- PRADO/BA FOI ELEITA E EMPOSSADA HOJE

Reunião Promotor 26-03 02
CONSELHO DE SEGURANÇA PÚBLICA REÚNE COM NOVO PROMOTOR
28 de março de 2018

NOVA DIRETORIA DO COMTUR- PRADO/BA FOI ELEITA E EMPOSSADA HOJE

29746913_1726924174038400_180123691_o

Aconteceu nesta manhã, 28 de Março , na Casa de Cultura Miguel Falabela, reunião para reativação do Conselho Municipal de Turismo de Prado.

O COMTUR  dada a sua característica de Conselho Municipal, é uma instância de planejamento participativo nas gestões locais, sendo constituído como um fórum deliberativo no tema Turismo.

O mesmo estava inativo desde 2009. Sua reativação já era  um desejo do TRADE e, inclusive já sendo orientada pelo Coordenador da Câmara de Turismo da Costa das Baleias, Wander Noronha, que no ano passado o MTur exigiu  que todos os municípios para permanecer no  Mapa do Turismo  brasileiro tivessem o COMTUR ativo ou em andamento para formalização, mas  que neste ano a exigência seria que o mesmo estivesse efetivamente em atividade.

Reunião 28-03

Desta forma, foi solicitado pela SETUR, por meio da Câmara de Turismo, que o municípios da Costa das Baleias que não apresentaram a documentação exigida até o dia 15 de Março de 2018 poderiam apresentar até hoje, 28/03 para que nenhum dos municípios ficasse de fora.

Com esta prorrogação, comunicada por e-mail  aos gestores do Turismo da Costa das Baleias , o município Prado, à convite do Secretário Municipal de Turismo, enviado no dia 26/03,  foi realizada esta  reunião hoje, no prazo limite estipulado pelo MTur.

O COMTUR de Prado é formado por 9 conselheiros, sendo 4 do município ( Secretarias de Turismo, Finanças, Meio Ambiente e Câmara de Vereadores) e 5 da sociedade civil organizada (APRHOPE, ACAMP, CUMURUTUR, Casa da Cultura Miguel Falabella e Clube da Melhor Idade).

Para reativação do COMTUR do nosso município, houve primeiramente a necessidade da formação da mesa diretora, que foi eleita e empossada hoje.

Apenas a Secretaria de Finanças estava ausente, podendo desta forma ter ocorrido a votação do novo corpo diretivo.

Dentre todos os presentes, apenas os conselheiros puderam participar da votação.

Segue chapa eleita e empossada:

Wander Noronha- Presidente- APRHOPE

Joklébio Coelho- Vice-presidente- Secretaria Municipal de Turismo

Marco Aurélio Zocrato- Tesoureiro- ACAMP

Oswaldo Paulo – Secretário Executivo- Clube da Melhor Idade

29746913_1726924174038400_180123691_o

Para Wander Noronha, presidente eleito, “é de suma importância a continuidade do nosso município no Mapa do Turismo Brasileiro permanecendo na Categoria B, e que este mapeamento fornece subsídios ao MTur para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo no destino. É ainda um importante instrumento de planejamento e captação de recursos oriundos de esferas estadual e federal.”

 Prado está na classificação B. São quatro as variáveis para a classificação nesta categoria: número de empregos formais no setor de hospedagem; número de estabelecimento formal no setor de hospedagem; estimativa do fluxo turístico doméstico e a estimativa do fluxo internacional.

Estavam presentes além dos conselheiros empossados na diretoria, o Secretário de Meio Ambiente Fernando Neto, o presidente da Casa de Cultura Miguel Falabela, Eujácio Muniz e os vereadores Brênio Pires e Dr Anderson, indicados pela Câmara de Vereadores, o presidente da CUMURUTUR: Maurício Moreira e  o presidente da ACAMP: Sr. José Pedrosa.

Também estiveram presentes na reunião empresários do TRADE, Secretaria de Educação: Naiana Barreiros e representantes das Associações de Artesãos-AAP: Jussara Padilha, AMORAPRADO: Miguel  Suzuki, e representante da Juventude Pradense: Diego.

29746226_1726924160705068_685087569_o

Wander Noronha, enquanto Coordenador da Câmara Técnica de Turismo da Costa das Baleias,  no final da tarde, entrou em contato com o Setor Técnico de Desenvolvimento Turístico da SETUR- Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e confirmou que Prado, e mais 4 dos 8 municípios da Costa das Baleias estão regulares no Mapa do Turismo Brasileiro.

A próxima reunião do COMTUR já ficou agendada para o dia 11 de Abril.

Por: Tatiana de Noronha

Comentários estão fechados.