Festival Gastronômico

CONHEÇA AS ESTRELAS DO 12º FESTIVAL GASTRONÔMICO

Clique AQUI para baixar o roteiro gastronômico.

O 12º FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL TEVE COMO TEMA O TROPICALISMO

Este tema tem como referência o “ MOVIMENTO TROPICALISMO MUSICAL ”. Um movimento nascido na Bahia e difundido por todo o Brasil e que comemora  este ano  50 anos do seu inicio , surgiu a partir de Caetano Veloso e Gilberto Gil no Festival de Música Popular Brasileira de 1967. O Movimento Tropicalismo é a união de músicas antagônicas  de uma determinada época,  que não se combinavam( exemplo: Rock com samba),  mas que foram trabalhadas juntas e tornaram um movimento incrível . Trazendo este movimento para dentro do Festival Gastronômico, juntando com o  “ Tropical”, os participantes serão desafiados a produzirem pratos , a partir do trabalho com  ingredientes também antagônicos, criando dessa maneira pratos novos, diferentes, coloridos  que podem até trazer também  o nome dos músicos  ou músicas envolvidos no Movimento Tropicalismo Musical . O 12º Festival Gastronômico e Cultural em Prado englobou a extensa gama de possibilidades mantendo assim a mesma constelação de diálogos entre as diferentes vertentes culinárias sem perder a sua identidade, inovar na apresentação, nos ingredientes, se desafiar e, sobretudo ter coragem para buscar o novo é o apelo do movimento e as diretrizes desse nosso Festival. O 12º Festival Gastronômico e Cultural no município de Prado aconteceu entre de 7 a 15 de Outubro.Cerca de 30 estabelecimentos se inscreveram para o evento este ano, desde drinks e sobremesas a lanches, petiscos e pratos mais elaborados.      Mais informações: 73 3021-1212  /  aprhopebahiaprado@gmail.com

O 12º FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL REALIZADO PELA APRHOPE COM O APOIO:

Quer Comentar sobre o evento?

O 11º FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL REALIZADO PELA APRHOPE EM PRADO, ACONTECERÁ DE 07 A 16 DE OUTUBRO DE 2016

O Festival Gastronômico e Cultural realizado pela APRHOPE há 11 anos, acontecerá neste ano de 7 a 16 de Outubro, no município de Prado. Na Costa das Baleias, Prado se destaca não só pela sua infra-estrutura turística, como pela sua cultura, lindas praias e excelente gastronomia.

A APRHOPE ( Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais) é uma associação ativa no que diz respeito ao fomento do Turismo no município de Prado. Anualmente realiza eventos já consolidados como o Festival Gastronômico e Cultural de Prado. O festival é um importante instrumento para desenvolver o turismo local e regional, contribuindo com o aumento do fluxo turístico, gerando assim maior desenvolvimento sócio-econômico e cultural e fortalecendo a identidade turística na região.

Todos os anos, a organização escolhe um "tema" norteando os chefs/cozinheiros a criarem seus pratos e surpreender os comensais. Para este ano de 2016, o tema escolhido foi o "Centenário do Samba".

O samba completa cem anos este ano, foi materializado na voz do músico e compositor carioca Donga, criador da canção Pelo telefone, de 1916, considerado o primeiro samba brasileiro. Toda uma ação se constituiu de forma mais que cultural como identidade de um povo, uma população, uma nação. O samba é considerado um bem imaterial.

É provavelmente originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado. O gênero é descendente do lundu, conhecido como dança de roda originada em Angola e trazida pelos escravos, o ritmo influenciou todo o nosso continente, principalmente os estados do Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro.

Daí a idéia de homenagear o Centenário do Samba, e utilizar na criação dos pratos pelo menos um ingrediente tipicamente baiano.

Cerca de 30 estabelecimentos se inscreveram no 11º Festival. Já estamos finalizando a etapa das fotos. Breve vocês conhecerão os pratos criados para o evento deste ano.

A APRHOPE conta com o apoio da Prefeitura Municipal, SENAC, SEBRAE, SICOOB, Secretaria de Turismo do Estado, instituições sempre parceiras do nosso evento e também está buscando patrocínios de empresas privadas.

Aguardem, pois o melhor da culinária de Prado estará no 11º Festival Gastronômico!!!