COSTA DAS BALEIAS ASSINA TERMO DE ADESÃO PARA ATUALIZAR MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

APRHOPE convoca associados para eleição da nova diretoria
7 de abril de 2017
Assembléia Ordinária da APRHOPE elege nova Diretoria para Biênio 2017/2019
4 de maio de 2017

COSTA DAS BALEIAS ASSINA TERMO DE ADESÃO PARA ATUALIZAR MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

Wander Noronha, presidente da APRHOPE e Coordenador da Câmara Técnica de Turismo da Costa das Baleias, participou na tarde de hoje, de um encontro para apresentação dos critérios do novo Mapa do Turismo Brasileiro de 2017.

A Oficina aconteceu no Auditório da SETUR em Salvador e contou com a participação de secretários e diretores de Turismo da Costa das Baleias e Costa do Descobrimento.

Divaldo Gonçalves e Jessyana Cintra, responsáveis na SETUR pelo Programa de Regionalização do Turismo apresentaram a metodologia proposta pelo Ministério do Turismo (MTur) para a classificação das cidades, os procedimentos e prazos a serem cumpridos para a consolidação das informações no Mapa Turístico Brasileiro.

Este mapeamento fornecerá subsídios ao Ministério do Turismo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo nos destinos brasileiros. É um importante instrumento de planejamento e alocação de recursos.

Para ser classificado como município turístico é necessária a existência de um órgão municipal de turismo e a comprovação de dotação orçamentária para investimento neste setor. Um Conselho Municipal de Turismo em atividade e a assinatura de um termo de compromisso para realização das ações necessárias e adesão ao Programa de Regionalização do Turismo também estão entre os requisitos.

O processo de atualização do mapa prevê a categorização dos municípios a partir de critérios que traduzem a dimensão da economia do turismo. São quatro as variáveis para a classificação nas categorias A, B ou C: número de empregos formais no setor de hospedagem; número de estabelecimento formal no setor de hospedagem; estimativa do fluxo turístico doméstico e a estimativa do fluxo internacional.

18191650_1405816709482483_1707948275_n

Da esquerda para a direita: Jessyana Cintra (SETUR), Joklébio (Secretário de Turismo Prado), Divaldo Gonçalves (SETUR), Maxoely Brito (Diretora de Turismo Teixeira de Freitas), Wander Noronha (Coordenador da Câmara Técnica de Turismo da Costa das Baleias), Leandro (Secretário de Turismo de Caravelas, Ivan (Diretor de Turismo de Itamaraju), Paulinho (Secretário de Turismo de Mucuri)

Esteve presente também a Secretária de Turismo de Nova Viçosa.

 

Wander Noronha, representante máximo da Câmara Técnica Costa das Baleias, assinou junto com os secretários e diretores de Turismo presentes, o TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.

Segue cópia do documento.

TERMO DE ADESÃO MAPA DO TURISMO

Por: Tatiana de Noronha

Fonte:http://www.setur.ba.gov.br/2017/04/618/Bahia-inicia-atualizacao-do-Mapa-Turistico-que-reune-118-cidades.html

Comentários estão fechados.