27/06/2016 | 11º Festival Gastronômico e Cultural da APRHOPE- Em Prado/BA

31/08/2016 | Aconteceu ontem o Iº Encontro de Profissionais do Turismo da Costa das Baleias
19 de fevereiro de 2016
23/04/2016 | ACONTECEU REUNIÃO PARA DEFINIÇÕES DO 11º FESTIVAL GASTRONÔMICO
8 de setembro de 2016

27/06/2016 | 11º Festival Gastronômico e Cultural da APRHOPE- Em Prado/BA

O Festival Gastronômico e Cultural realizado pela APRHOPE há 11 anos, acontecerá neste ano de 7 a 16 de Outubro, no município de Prado. Na Costa das Baleias, Prado se destaca não só pela sua infra-estrutura turística, como pela sua cultura, lindas praias e excelente gastronomia.

A APRHOPE ( Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais) é uma associação ativa no que diz respeito ao fomento do Turismo no município de Prado. Anualmente realiza eventos já consolidados como o Festival Gastronômico e Cultural de Prado. O festival é um importante instrumento para desenvolver o turismo local e regional, contribuindo com o aumento do fluxo turístico, gerando assim maior desenvolvimento sócio-econômico e cultural e fortalecendo a identidade turística na região.

Todos os anos, a organização escolhe um "tema" norteando os chefs/cozinheiros a criarem seus pratos e surpreender os comensais. Para este ano de 2016, o tema escolhido foi o "Centenário do Samba".

O samba completa cem anos este ano, foi materializado na voz do músico e compositor carioca Donga, criador da canção Pelo telefone, de 1916, considerado o primeiro samba brasileiro. Toda uma ação se constituiu de forma mais que cultural como identidade de um povo, uma população, uma nação. O samba é considerado um bem imaterial.

É provavelmente originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado. O gênero é descendente do lundu, conhecido como dança de roda originada em Angola e trazida pelos escravos, o ritmo influenciou todo o nosso continente, principalmente os estados do Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro.

Daí a idéia de homenagear o Centenário do Samba, e utilizar na criação dos pratos pelo menos um ingrediente tipicamente baiano.

Saiba mais sobre o Samba

Texto: Tatiana de Noronha

Fonte:http://portalctb.org.br/site/noticias/opiniao/27716-e-viva-o-centenario-do-samba

Comentários estão fechados.